Correio Popular Notícia





Enchente alaga Cacoal e preocupa ji-paranaenses

Data da notícia: 27/01/2012
Foto:

>As equipes do Corpo de Bombeiros e da prefeitura de Ji-Paraná estão de prontidão por causa das chuvas

(Josias Brito) A enchente que provocou estragos em casas e móveis em Cacoal, pegando a população totalmente de surpresa, no inicio desta semana, deverá chegar até o final desta semana em Ji-Paraná. A notícia, dada pelas autoridades causou preocupação aos ji-paranaenses que residem nas áreas de riscos, próximo aos rios Machados e Urupá. As equipes do Comdec (Conselho Nacional de Defesa Civil em Ji-Paraná), Bombeiros e da prefeitura estão de prontidão, para atender a população em qualquer eventualidade. O número universal de atendimento de emergência 193 está a disposição da comunidade que necessita de ajuda.
Conforme o tenente Jorge Nascimento Alves, sub-comandante do agrupamento do Corpo de Bombeiros em Ji-Paraná e coordenador substituto do Comdec, o ano começou com alerta e risco de enchente no município por causa das chuvas, em toda a região. ?Tem chovido quase todos os dias em Ji-Paraná, mas a nossa maior preocupação é com relação as constantes chuvas que tem caído nas nascente do Rio Machado, que ficam nos municípios de Pimenta Bueno e Cacoal, cidade que já está sofrendo com as cheias dos rios?, enfatizou o coordenador do Comdec.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120127c.jpg[/IMG] Os bairros Beira Rio, Centro, Urupá, Casa Preta e Bela Vista, segundo o sub-comandante do Bombeiros em Ji-Paraná, são os que tem algumas residências bem próximos aos rios Machados e Urupá e são os bairros que mais preocupam a prefeitura. ?A cada chuva mais forte na cidade são comuns as enchentes na região. Por isso, desde o ano passado, a prefeitura reforçou o trabalho de prevenção e através da Semosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos), tem realizado limpeza nos igarapés e bueiros. Ji-Paraná já entrou em estado de atenção. E as equipes estão atentas caso a chuva aumente e desça as águas de Cacoal?, destacou.

ESTÁGIO DE ATENÇÃO - O Rio Machado voltou a encher com a chegada das águas vinda da enchente e Cacoal e da chuva que tem caído nos últimos dias. "Estamos fazendo um apelo para que todas as famílias que vivem em comunidades localizadas em área de risco, procurem casas de parentes para se abrigar. Se não houver familiares, eles podem fazer contato com a Defesa Civil para procurar um abrigo", disse tenente Nascimento.
As chuvas que atingiram o município deste o último domingo superaram em mais de duas vezes a previsão. Meteorologistas acreditavam que choveria cerca de 30 milímetros para a cidade, mas houve mais de 70 milímetros de precipitação, não só em Ji-Paraná, mas nas nascentes do Rio Machado. Estima-se que quase a metade dos habitantes do município possam ser afetados pelas enchentes.

Fonte:






Noticia vista 1618 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.